Do francês massage, massagem é a atividade que consiste em friccionar, pressionar ou palpar com um certo ritmo e a uma determinada intensidade diversas partes do corpo com fins terapêuticos, estéticos ou desportivos.
A massagem pode ser considerada como uma técnica, uma arte ou mesmo uma ciência, uma vez que implica questões biológicas, médicas, psicológicas e de outras áreas. Considera-se que as massagens podem ajudar a relaxar os músculos, a aliviar as dores e a promover o sono
Esse tipo de massagem, que deve ser feita com movimentos delicados e rítmicos, varre as toxinas do organismo, elimina o inchaço e colabora com a oxigenação da pele, suavizando o aspecto da celulite. A sessão dura aproximadamente uma hora.
O shiatsu é uma terapia de reequilíbrio físico e energético que consiste em pressionar determinados pontos (tsubos) que formam linhas ou canais de energia pelo corpo.
Esses canais são chamados de meridianos e se relacionam com órgãos internos. É através desses meridianos que a energia vital, denominada "Ki", flui. O objetivo do shiatsu é equilibrar e restabelecer o fluxo do Ki nos meridianos.
Segundo a medicina oriental, a doença é causada por uma estagnação do Ki, um bloqueio no fluxo da energia vital "Ki" ou um desequilíbrio na energia da própria pessoa.
O shiatsu é uma das formas de restabelecer o fluxo do Ki, pois, de acordo com a medicina oriental, através da pressão exercida sobre os pontos do meridiano, o órgão relacionado irá produzir mais Ki para circular na região que está com a energia estagnada.